top of page

Mapa da Desigualdade da Primeira Infância

Produção de
conhecimento
Incentivo à construção de políticas públicas

A edição de 2020 do Mapa da Desigualdade da Primeira Infância foi lançada no dia 12 fevereiro em evento realizado no Sesc Bom Retiro. Durante a abertura, Jorge Abrahão, coordenador geral do Instituto Cidades Sustentáveis, afirmou que “atacar a questão da desigualdade é enfrentar um problema sistêmico”. Jorge enfatizou, também, que “estamos em uma cidade rica e que teria recursos para enfrentar isso. É uma questão de ter coragem, de ter prioridades, para investir efetivamente na redução das desigualdades”.

 

Porém, ele também enfatizou avanços na área da primeira infância na cidade de São Paulo. “Caminhamos bastante nesse tema no ano passado. Foi aprovado o Plano Municipal da Primeira Infância. O trabalho da sociedade civil aparece com tanta importância nesse processo e deve ser valorizado”.

 

Com o uso da mesma metodologia do Mapa da Desigualdade, Mapa da Desigualdade da Primeira Infância reúne 26 indicadores municipais, relacionados a temas fundamentais para o bem-estar e qualidade de vida de crianças de zero a seis anos de idade – período que compreende a chamada Primeira Infância.

 

Os dados são aplicados aos 96 distritos de São Paulo, possibilitando, assim, identificar as diferenças territoriais da cidade. Em muitos casos, a enorme distância entre o melhor e o pior indicador – que determina o “Desigualtômetro” – dá uma dimensão dos desafios que precisam ser superados.

 

O objetivo é fortalecer o debate sobre o tema e incidir sobre as políticas públicas voltadas para os direitos fundamentais das crianças.

 

Realizado em parceria com a Fundação Bernard van Leer, o Mapa da Desigualdade da Primeira Infância teve sua primeira edição lançada em 2017. Os 26 indicadores foram selecionados a partir do Programa Cidades Sustentáveis e estão associados aos eixos do Urban95 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas.


As informações são atualizadas periodicamente no Observatório da Primeira Infância, ferramenta lançada em 2017, com o intuito de monitorar os indicadores.

Screen Shot 2021-03-26 at 15.33.24.png
bottom of page