top of page

Rede Urban95

Ao longo dos últimos anos, o Instituto Cidades Sustentáveis e a Fundação Bernard van Leer participaram juntos da consolidação de importantes projetos ligados à primeira infância no município de São Paulo, como o Observatório da Primeira Infância e o Mapa da Desigualdade da Primeira Infância. Com esse acúmulo de experiências, são agora parceiros na mobilização da Rede Urban95 Brasil.

 

A iniciativa surgiu com o objetivo de promover, desenvolver e fortalecer programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar e qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos nas cidades brasileiras.

 

O projeto apoia os municípios na elaboração de diagnósticos locais sobre a experiência e o acesso do público infantil e seus cuidadores aos espaços urbanos, disponibilizando dados para embasar a construção de políticas públicas mais assertivas para a primeira infância e alinhadas a outras agendas estratégicas locais.

 

A secretaria estratégica da rede, composta pela Fundação Bernard van Leer e Instituto Cidades Sustentáveis, oferece apoio técnico nos temas de urbanismo e mobilidade, com foco em crianças pequenas e seus cuidadores, além de uma consultoria para o aprimoramento de ações e políticas públicas na área.

 

Integram a rede Urban95 Brasil 14 municípios: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasiléia (AC), Campinas (SP), Caruaru (PE), Crato (CE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Jundiaí (SP), Niterói (RJ), Pelotas (RS), Recife (PE) e São Paulo (SP), Ubiratã (PR).

mapa.png
Fomento a uma gestão pública por metas e participativa
Incentivo à construção de políticas públicas
bottom of page